Joana Cunha ganha Bolsa dos Jogos Santa Casa

19-06-2014 09:52

A Associação Distrital de Taekwondo de Aveiro, congratula a atleta Joana Cunha, o seu treinador, Mário Trigo e o Clube Taekwondo Lobos Negros, por mais esta distinção/reconhecimento do seu esforço e perseverança.

Este é o caminho... um exemplo.

 

No desenvolvimento do Programa de Responsabilidade Social do Comité Olímpico de Portugal (COP), do qual os Jogos Santa Casa (JSC) são Parceiro Oficial para a área da Educação, o COP e os JSC atribuíram hoje as Bolsas de Educação Santa Casa para o ano letivo 2013/2014, no valor pecuniário de 3 mil euros cada.

As Bolsas de Educação Santa Casa são entregues a 24 atletas olímpicos matriculados em instituições de ensino superior ao nível de licenciatura e mestrado e que integram o Programa de Preparação Olímpica Rio 2016 em diferentes modalidades, nomeadamente Atletismo, Canoagem, Ginástica, Judo, Natação, Remo, Rugby e Taekwondo.

A cerimónia decorreu na sala de extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e contou com a presença de 18 dos atletas que integram este programa de apoio.

O Presidente do COP, José Manuel Constantino, destacou “o papel desempenhado pelos Jogos Santa Casa, no apoio ao desporto nacional, fundamental para o seu desenvolvimento. Não apenas ao desporto propriamente dito, como às questões sociais a ele inerentes, como é o caso destas bolsas de educação”.

Fernando Paes Afonso, Vice-Provedor da Santa Casa, elogiou os atletas. “Os atletas personificam os valores da Santa Casa. Devemos vê-los como um exemplo para toda a sociedade, especialmente os jovens e crianças, pela sua perseverança e ambição. Por isso, é com grande orgulho que nos associamos a este projeto, visando apoiar os atletas também na sua formação”.

Por fim, João Neto, Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, ressalvou a importância da carreira dual. “É com grande satisfação que vemos este apoio único e pioneiro que JSC e COP garantem aos nossos atletas. Cada vez mais a conciliação da carreira desportiva e académica é um tema fundamental na nossa agenda. Esperamos que este seja um projeto duradouro e de sucesso”.

Esta iniciativa, cujo processo de recolha de candidaturas decorreu entre 15 de abril e 15 de maio, é desenvolvida pelo COP e JSC com o objetivo de ajudar os atletas a conciliar a prática desportiva com a educação, através do desporto e dos valores olímpicos, conceitos plenamente alinhados com a missão social dos JSC, de promoção do desporto como um fator de integração social e de prática de hábitos de vida saudáveis.

Como parceiro oficial deste projeto na vertente de Educação, com a atribuição das 24 bolsas a jovens atletas olímpicos, os JSC reforçam a sua política de responsabilidade social, permitindo o acesso dos atletas olímpicos a um plano de bolsas de estudos anuais, para a frequência de cursos em instituições de ensino superior ao nível de licenciatura e mestrado.

Para além da vertente da Educação, o programa de responsabilidade social do COP está assente na identificação e acompanhamento das necessidades não só educacionais, mas também de Emprego e Saúde dos atletas que representam ou representaram Portugal nos Jogos Olímpicos, abrangendo todos aqueles que até hoje já participaram em Missões Olímpicas.



Atletas olímpicos premiados com a Bolsa de Educação Santa Casa

ATLETISMO: Patrícia Mamona – Marcos Chuva – Susana Feitor – Marco Fortes;

CANOAGEM: Teresa Portela – Helena Rodrigues;

GINÁSTICA: Gustavo Simões – Diogo Abreu;

JUDO: Ana Cachola – Joana Ramos;

NATAÇÃO: Diogo Carvalho;

REMO: Nuno Mendes;

TAEKWONDO: Rui Bragança – Jean Michel Fernandes – Joana Cunha – Júlio Ferreira – Mário Silva;

RUGBY: António Marques – Bernardo Seara Cardoso – Miguel Lucas – Duarte Marques – Frederico Oliveira – Vasco Mendes – Martim Correia e Ávila.




Dário Pinto
Presidente
ADTA